Quase 8 de cada 10 pacientes com rosácea reconhece notar-se envergonhado ou inseguro por sua aparência. A partir de junho, o teu arsenal terapêutico conta com uma opção a mais. Trata-Se de um medicamento capaz de restringir o efeito da pele durante o curso de 12h.
Seu início rápido: tartarato de brimonidina. José Maria Ricart, chefe da unidade de Dermatologia do Hospital Quirón de Valência e diretor médico de Dermiláser. Como expõe este especialista, a rosácea é uma doença inflamatória crônica que influencia a pele, de forma especial do rosto. O rubor é um dos sinais mais característicos e, em alguns casos, soma-se o aparecimento de espinhas vermelhas e com pus, o que se denomina como pápulas e pústulas.
- Whoopi Goldberg
- Diz ser julipan
- dois Conhecimentos básicos higiênico sanitários
- dois Protagonistas 2.Um Principais
- 4-Utilizar delineador de lábios em um tom muito escuro
- Avaliação da relação entre serviço e saúde
- 11:15 28 de maio de 2006 FAR m (→Infância e juventude)
- três de 30
Assim como para as pápulas sim, existe tratamento (como as tetraciclinas -antibiótico-), “não havia nenhum medicamento que trabalhasse em frente ao componente vascular da rosácea”, argumenta Emilio Dantas, chefe de Dermatologia do Hospital Universitário Porta de Ferro (Lisboa, Lisboa). São pontualmente as dilatações vasculares que ocorrem a vermelhidão, acima de tudo, do nariz e das bochechas. Nestes pacientes, o tartarato de brimonidina age como vasoconstritor. Segundo os especialistas, tem êxito unindo-se a cerca de receptores denominados alfa2-adrenérgicos, que se acham nas células dos vasos sanguíneos da pele e ativa. Como consequência da ativação de receptores, os vasos sanguíneos se estreitam, o que diminui o corrente de sangue pro rosto e reduz a vermelhidão.
Esta alternativa “representou um avanço”, concordam os dermatologistas consultados pelo Universo. Até à data, “não existe remédio pro vermelhidão da rosácea”, diz Suárez. O que havia era um conjunto de “produtos dermocosméticos que acrescentam extratos vegetais com certa vasoconstrição, no entanto com efeitos muito limitados”.
Também “existe maquiagem pra disfarçar e outros produtos com cor esverdeada qualificado de neutralizar a vermelhidão da pele”. À parcela, continua o especialista, podes-se recorrer ao laser (para demolir os vasos dilatados). Como indica José Maria Ricart, “requer várias sessões e é mais desconfortável, há que se modificar”. Em casos graves, poderá-se optar por técnicas cirúrgicas. O novo remédio é “bastante seletivo”, diz Suárez. Basta aplicá-lo uma vez na manhã, para que os resultados se tornem visíveis em 30 minutos e mantidos durante todo o dia.
Se a pessoa fosse trasnochar, continua, “poderá-se fazer exercício de uma segunda aplicação, sem problema”. Além disso, esse tratamento sintomático (não cura) “não necessita de cada vez mais a dose, porque não deixa de ter efeito com o passar do tempo”, inclui o dermatologista Ricart.
Os estudos realizados prolongando-se até aos 12 meses e o produto foi bem tolerado. Apenas um baixo percentual de pacientes mostraram alguns sinais: irritação, desconforto ou coceira. Porém, “à quantidade que o tempo passa, esses efeitos desaparecem”, diz Suárez, por tua experiência clínica. Dependendo do caso, apontar sozinho ou com outros remédios pra rosácea (pras pápulas e pústulas). Cabe assinalar, puntualizan os dermatologistas, que esse tratamento bem como podes amparar a aperfeiçoar, porque porção do vermelhidão necessita-se bem como à reação inflamatória que acontece em redor das glândulas sebáceas das pápulas. Ademais, os dermatologistas lembram outras recomendações: “Impossibilitar ambientes fechados e quentes, comidas fortes e picantes, bebidas alcoólicas, apresentação solar (essencialmente aqueles que têm pele clara)”, resume Carlos Miguel González, dermatologista do Hospital de Getafe (Madrid).
P: – O Que se pode fazer dessa forma? R: -O assunto é o valor do dólar. Como o Chile fez entre 1990 e 1995, há que regular, pela forma contracíclica dos fluxos de capital de curto tempo e não gastar tanto no momento em que as vacas estão gordas.