o Irã, máximo dirigente da categoria dirigente clerical islâmica de teu estado e “fonte de emulação” (marŷaʿ) do xiismo duodecimano. Em 2010, a revista Forbes classificou-o como 26º “pessoa mais poderosa do universo”. Casado e com 6 filhos, o aiatolá Jameneí descende de uma família clerical originária de Tafresh, instalada em Tabriz.
Ali Jameneí é o segundo de oito irmãos, 2 dos quais são também ulemas. Seu irmão mais velho Mohammad é ex-filiado do Conselho de Especialistas Constitucionarios e preside a Fundação Sadra de Sabedoria Islâmica. Seu irmão menor Hadí é filiado influente da reformista Assembleia de Clérigos Combatentes, foi algumas vezes deputado no Parlamento, e foi editor-chefe do jornal reformista Hayât-e Não, fechado em 2003, por ordem do Tribunal Especial do Clero. Sua irmã Badri Hoseini Jameneí era esposa do teólogo revolucionário, Sheikh Ali Tehraní.
- Centro Interamericano de Recursos hídricos (CIRA)
- Making Lema input on Lexeme pages save your input when you press enter (phabricator:T206140)
- 4 As campanhas do Magrebe
- O passeio o soberano.(resta estão indo para a praça da cruz estrada ver)
Ambos formaram parte da organização armada de oposição dos Mujahedin do Povo do Irã, até o ano de 1995 em que voltaram ao Irã de teu exílio iraquiano. Seu irmão Hassan Jameneí é causador da Comissão de Acompanhamento das Infracções Administrativas do ministério do Petróleo. Seu filho Moŷtabá Jameneí é genro de Gholamalí Haddad Adel, antigo presidente do Parlamento, associado do Conselho de Discernimento do Interesse do Estado, o diretor da Academia da Língua Persa e filiado do alto Conselho da Revolução Cultural.
Seu filho Mostafá é genro do aiatolá Joshvaqt, filiado do Conselho Superior da Revolução Cultural nos primeiros anos da Revolução Islâmica. Ali Jameneí foi criado com extrema simplicidade e austeridade. Desde a sua infância se seguiu um currículo convencional de estudos islâmicos e literários ante a supervisão de seu pai e de outros clérigos.
Depois de observar aos seminários islâmicos de Mashhad, fez uma peregrinação a Nayaf, onde estudou durante incontáveis meses até que, depois de inúmeros meses, seu pai obrigou-o a retornar ao Irã. Em 1964, foi forçado a regressar para Mashhad para tomar conta de teu pai, que perdeu a visão de um olho por causa de certas cachoeiras. Em Mashhad continuou estudando até 1968, e também começar a conceder aulas pros alunos mais adolescentes.
Jameneí entende o persa e o árabe, e também discutir com menos fluência a língua azeri, língua materna de seu pai. Traduzido do árabe, o persa diversos livros, incluindo obras do influente teórico islamista Siyyid ‘ Qotb. Como muitos outros estudantes de sua data, Ali Jameneí se tornou bem mais pela militância política, que em estudos religiosos.
Em sua juventude, Ali Jameneí foi muito dedicado à poesia e até já a música, e frequentou os círculos literários de Mashhad, e seus poetas mais destacados como Mehdí Ajaván-e Salés e Mohammad-Reza Shafií Kadkaní. Ali Jameneí foi aprisionado pela primeira vez em dois de junho de 1963, e saiu livre no dia seguinte.
em cinco de junho do mesmo ano foi confinado, o aiatolá Khomeini, dando território a um massivo e espíritos movimento de protesto. Jameneí foi, portanto, outra vez aprisionado pela cidade de Biryand, e retido durante dez dias. No final de janeiro de 1964, foi detido pela SAVAK depois de pronunciar um discurso em Kerman, e foi encarcerado no regime de isolamento durante dois meses, em Teerã. Em 1965, a perseguição da SAVAK por tuas aulas de raciocínio islâmico e o levaram para a clandestinidade. Desde o triunfo da revolução, Ali Jameneí ocupou diversos cargos: em 1979, vice-ministro de Defesa, sede dos recém-formados Corpos da Guarda Revolucionária Islâmica (os Pasdarán) e diretor da oração de sexta-feira em Teerã.
Em junho de 1981, após salientar-se a organização Mujahedin do Povo em pé de disputa contra o novo regime, Jameneí foi vítima de um atentado numa conferência de imprensa, com um explosivo camuflado em um gravador de fita cassete. Após o assassinato, em agosto do presidente Rayaí, Jameneí foi eleito para sucedê-lo por uma maioria absoluta em eleições realizadas em outubro, tornando-se o primeiro clérigo em preencher o cargo.
No teu discurso de investidura, Jameneí comprometeu-se a reduzir os desvios, o liberalismo e o esquerdismo influenciado pelos Estados unidos”. O novo regime enfrentou potente oposição de inmensuráveis setores, em tal grau pacífica como violenta (com assassinatos, disputa de guerrilhas e revoltas). Tanto antes como durante a presidência de Jameneí, a repressão estatal foi brutal ao longo da década de 1980, encontrando a morte de milhares de claro participantes de grupos insurgentes, frequentemente julgados sumariamente por os tribunais revolucionários.