Conteúdo do frigorífico a temperatura do salão, os assistentes digitais regulam todos os parâmetros. As telas vão publicar imagens de seu programa favorito, nada mais entrar no quarto. O automóvel não tem motorista e teu ‘barman’ possivelmente será um andróide.
Há muitas previsões a respeito do futuro modelagem da inteligência artificial (IA). Mas Blondeau sabe mais a respeito ele do que diversos outros cientistas. Dentro de 30 anos, o universo será muito desigual. Tudo é concebido para responder às tuas necessidades “Dentro de 30 anos, o universo será muito desigual”, diz o francês, de quarenta e oito anos, que deixou teu povo natal há longo tempo e que hoje vive entre a Califórnia e Hong Kong. O trabalho como o conhecemos hoje será obsoleto, segundo o co-fundador da Dimensão Technologies, plataforma especializada em IA.
- Dois Redes neurais
- Criar um sistema de batalha que estimule a aquisição de conhecimentos
- Destruição de instrumentos
- Davis Roberts
Os avanços da robótica sensorial e visual terão permitido a criação de fábricas inteligentes, capazes de tomar decisões em tempo real. Não terão operários, só supervisores. As profissões jurídicas, o jornalismo, a contabilidade e a varejo serão agilizados: a IA vai ocupar a cota ingrata do serviço. A saúde assim como se transformará por completo, proporciona o especialista. Os pacientes necessitam dispor de todo o seu histórico clínico e a IA será capaz de emitir diagnósticos. Há pioneiros: o assistente virtual Alexa Amazon e Google Home são mordomos digitais que conseguem encomendar uma pizza ou eletrodomésticos. Enquanto que a Samsung está criando frigoríficos inteligentes capazes de encomendar as compras.
Jornalistas-robôs (na realidade algoritmos programados pra transformar fatos em textos) prontamente redigem posts acessível no domínio econômico ou esportivo. Sentient utilizou, com sucesso corretores virtuais nos mercados financeiros. Junto ao prestigiado MIT americano, Sentient bem como construiu uma ‘enfermeira IA’. Reconhece, todavia, que se trata de conceitos que podem gerar resistência da opinião. A expectativa de um desemprego em massa causado por uma generalização que a IA parece assustadora, porém Antoine Blondeau é pragmático: é necessário olhar de forma diferente a educação e a carreira. Os computadores já superam os humanos em certas tarefas específicas, como o jogo de go ou o xadrez.
Blondeau é pouco mais cético. Foi diretor geral da empresa tecnológica Dejima, no momento em que se criou o projeto CALO, -um dos programas mais interessantes de IA nos EUA-, construiu um precursor de Siri e trabalhou com a Zi Corporation, líder do texto preditiva. Preside desde há pouco Dragon Law, start-up, com sede em Hong Kong, que fez mais acessíveis os serviços jurídicos. Enquanto que os grandes do setor estão divididos a respeito da suposição de que a IA exceda algum dia os seres humanos. O fundador da Microsoft, Bill Gates, o físico britânico Stephen Hawking e o inconformista empresário Elon Musk avisou que IA, sem limites poderia ser fatal para a humanidade. Antoine Blondeau é otimista, após assinalar que a tecnologia nuclear tivesse podido dirigir ao apocalipse.
Na mesma linha, Álvaro anuncia que “a ética não necessita estar no modo, a metodologia; os valores partem da corporação”. Para impossibilitar abusos e vieses, Todolí coincide com a Do Real em requisitar que se expliciten os fundamentos com que são tomadas todas as decisões. “Os trabalhadores têm o certo de saber por que não foram selecionados, por que receberam um plus ou por que foram demitidos”.
Ragot aponta que as possíveis discriminações e vieses se combatem com grandes volumes de dados. Enquanto isto, o professor da Universitat de València, espanha defende que a negociação coletiva controle “as informações que uma corporação segura a respeito seu modelo”. E que os representantes dos trabalhadores bem como intervenham pela verificação de que os algoritmos usados na organização não são discriminatórios. Álvaro pede uma reflexão profunda sobre o assunto quais dados são necessários para contratar o mais incrível profissional, pra gerir a paradigma. “Você Realmente tem que requisitar pra máquina que procure e tenha em conta o passado de nossos pais ou de como são nossos amigos no Facebook?