Foi escrito tradicionalmente durante séculos, em catalão, Vic, grafia, que se conserva no sobrenome. Também há localidades de mesmo nome, pela França e Suíça. O termo deriva do latim vicus, zona ou aglomeração urbana. O nome do município se escreveu antecipadamente como Vique em várias publicações, em língua castelhana.
a partir de 1982, a maneira oficial é Vic, topônimo em catalão adaptado às normas ortográficas do Instituto de Estudos Catalães. Esta norma ortográfica de 1913 retirado do catalão as haches mudas em encerramento de frase e em localização nome deveria aproximar-pra simplificar a ortografia. Outros casos análogos são os de Montjuich, Hostalrich e Reixach, que hoje passaram a ser escrita em catalão Montjuïc, Paredes ou Reixac, respectivamente. No uso atual do catalão essas haches finais mudas são mantidas só em nomes como, tendo como exemplo, Salarich, Branco, March ou Bosch. Você está no meio de uma planície que leva teu mesmo nome, Plano de Vic, perto de Barcelona e França.
É famosa por tua persistente neblina no inverno que acaba por causar um célebre fenômeno de inversão térmica apto de auxiliar mínimas de até -10 °C e máximas próximas a 0 °C. No verão, as tempestades são muito comuns até o ponto de investir o mínimo de precipitação próprio dos climas mediterrânicos e auxiliar a presença de espécies como o carvalho, pubescente próprias dos climas submediterráneos. Existe discernimento de Armas desde o século IV a. C., quando, com o nome de Ausa era o centro da tribo ibérica de ausetanos. Mais tarde, com a ocupação romana, se tornou cidade tributária.
Mostra de sua gravidade, é que chegou a ser município e que foi desenvolvido um Templo no século II d. C. no ponto mais grande da cidade. No período visigodos, Ausa foi sede episcopal e, concluída a invasão dos sarracenos, a cidade foi destruída no ano de 826 pela revolta de Aisó contra os partidários dos francos. Na data feudal da cidade de Vic foi dividida em duas posições, uma a princípio ante a jurisdição do bispo, o qual ultrapassou o rei em 1316, e a outra ante a jurisdição dos senhores do Castelo: os Montcada.
Esta divisão marcará a existência da cidade durante a época medieval, que crescerá em redor da Catedral, o Castelo e o Mercadal, e se verá rodeada por uma muralha com torres, reconstruída no século XIV d. C.. Em 1450, o rei Afonso o Magnânimo comprou os descendentes de Montcada sua posição e juntou-se então a cidade.
A incerteza da Baixa Idade Média, brigas entre facções, das quais se destacam as dos nyerros e cadells, e as disputas contra a França, executam com que a cidade entre em um período de estagnação. A derrota dos partidários do arquiduque de Áustria pela Guerra de Sucessão em 1714 representou um revés para a cidade, uma vez que se tinha tomado partido a teu favor desde o início.
- Associação para o prêmio de busca de Estudos da ásia para a “abertura De uma Montanha,” 2001
- Fé e história (R. Latourelle) I. Gênero literário
- Armengol incentiva Sánchez a pactuar com as Igrejas e os nacionalistas
- Mai.2010 | 23:Trinta e sete
Durante o século XIX d. C. os efeitos da batalha de autonomia e, em seguida, das brigas carlistas se somaram à queda económica, que representou o transporte de inúmeras indústrias para a bacia do rio Ter. Vic tivesse um papel eminente no renascimento literário e político da Catalunha.
a partir de meados do século XX d. C., superada pós-batalha, a cidade foi recuperando o peso específico que tinha tido, tradicionalmente, pela Catalunha. Em dezessete de setembro de 2012 declara território catalão livre e soberano, por moção da câmara municipal que mostrou com os votos da CUP, ERC, ICV-EUiA, SE e Cidade. Seu amigo Torras i Bages informou do estado do arquiteto ao padre jesuíta Ignasi Casanovas, que entusiasmo em indicar-lhe alguns dias de repouso pela cidade de Vic, a cerca de sessenta km de Barcelona. Apesar de sua estadia tinha que ser de descanso total, não faltou o design de cada ingrediente arquitetônico que deixou tua marca na capital da comunidade autónoma da Catalunha.
Por aquela data se ia celebrar em Vic o centenário do nascimento do filósofo catalão Jaime Balmes e de algum modo chegou às mãos de Antoni Gaudí, a proposta de lançar umas luzes comemorativas. Inauguraram-Se o 7 de setembro de 1910, entretanto hoje só restam novas fotografias que recordam posto que, em 1924, foi decidido derruirlas.